“Mens sana in corpore sano” (do latim, “Mente sã, em corpo saudável”). Ou seja, a mente é mais saudável em um corpo saudável. Para se ter um equilíbrio mente/corpo, é preciso exercitar a mente e o corpo.
Para exercitar a mente, vá aprender algo novo. O cérebro é um músculo... Aceite desafios mentais. Vá fazer ‘abdominais cerebrais’ nesse músculo tão atrofiado e esquecido pela maioria...
Para exercitar o corpo, vá fazer exercícios físicos... Simples assim? Nem tanto...
Como convencer aquele amigo gordinho a parar de comer tanto, e fazer algum exercício físico? Afinal, ele chegou onde está, comendo e tendo uma vida sedentária!
Segundo Spinoza, o Desejo, que leva o homem aos excessos, não pode ser comandado pela Razão. A Razão, pode no máximo, negociar com o Desejo.
Nos nossos tempos de consumo desenfreado e oferta desmedida de comida, como negociar para achar esse equilíbrio tão desejado?
A negociação vai depender de cada um, pois segundo Spinoza, o homem se desenvolve na relação com o mundo. Como o homem é um ser relacional, você tem que descobrir dentro de você mesmo, as razões que te levam a comer... a não fazer exercício físico...
Perguntas que você pode responder intimamente:
- Sempre acho que pessoas magras só comem salada?
- Eu como muito pois a vida é curta, e quero aproveitar enquanto estou viva!
- Acho feio quando vejo uma pessoa magra, e sempre acho um defeito nela?
- Sempre me ridicularizavam quando fazia exercícios físicos de maneira desajeitada?
- Não faço exercícios físicos, pois sempre ouvi dizer que mata?
Como você pode observar, a palavra ’sempre’ acaba gerando um padrão dentro de nós. Qual será o seu padrão? Por que você detesta exercícios físicos? Por que você come mais, quando a balança diz que você perdeu uns quilinhos?
1) Não faça regime. Apena mude a sua alimentação para sempre! Se informe do valor nutritivo dos alimentos, seja você mesmo o sujeito da transformação. Você está no comando, e dando as ordens (sempre negociando com o Desejo).
2) Nunca se pese. Quando as roupas ficarem frouxas, você vai saber que está na direção certa!
3) Não pense que está se privando de algo. Pense que você tem um objetivo maior, quer ficar mais leve, mais bonita, e sobretudo mais saudável!
4) Se você detesta exercícios físicos, não os faça. Vai movimentar seu corpo e se divertir andando, dançando, fazendo yoga, tai chi chuan, ou o que deixar você feliz. Mas movimente-se!
Afinal, ‘Mens sana in Corpore sano’ é cuidar de si.... E tem algo mais importante?
Postado por wildcat
Nenhum comentário:
Postar um comentário