domingo, 1 de abril de 2012

Os Infernos na Mitologia Grega

Na ultima aula surgiu a dúvida sobre como seria o Inferno para os gregos antigos.  Apos uma rápida pesquisa no Wikipedia, resumo assim:
Na mitologia grega, Os Infernos (no plural) designam o reino dos mortos. E' um lugar subterrâneo, onde reina o deus Hades. Pode ser chamado de o reino de Hades, ou simplesmente Hades.   E' diferente do Inferno cristão pelo seguinte:
O reino de Hades e' o lugar para onde todas as almas (psychai) vão após a morte, sem julgamento.  Elas são sombras, sem forças nem sentimentos...pura presença sem memória. E que podem ser invocadas, em geral por uma oferenda de sangue.

Essa representação evolui com o Orfismo e Platão.  Se introduz um julgamento post-mortem, baseado nas qualidades e defeitos de cada um perante um tribunal.
Com isso três lugares são possiveis:
- os Campos Elisios: onde heróis e pessoas virtuosas gozam merecido repouso após a morte.
- a Planicie de Asphodele: para as almas que tiveram uma existência morna e sem sentido.
- o Tartaro: o lugar mais profundo dos infernos.  O lugar onde se expiam suas faltas, onde todas as formas de tortura física ou psicológica são representadas. É uma região árida, monótona, com pântanos congelados, lagos de enxofre ou piche fervente, onde se banham as almas danadas.

Um comentário: